Secretariado executivo: tudo o que você precisa saber

Agendamento de reuniões, redação de relatórios, preparação de documentos e organização de rotinas internas de uma empresa são algumas das funções do profissional de secretariado executivo. Além disso, a secretária pode auxiliar na preparação de eventos e apresentações feitas pelos executivos da empresa, participando direta ou indiretamente nas tomadas de decisão da organização.

A secretária executiva tem um importante papel na gestão estratégica de pequenas, médias e grandes organizações públicas e privadas. Para exercer essa função, o profissional pode fazer cursos técnicos ou bacharelados na área de secretariado executivo, além de cursos de aperfeiçoamento sobre assuntos voltados à administração, comunicação interna e contabilidade.

O que é secretariado executivo?

O secretariado executivo é uma função presente em diversas empresas e órgãos públicos desenvolvida pela secretária executiva, que tem como tarefas cotidianas cuidar da agenda de diretores, controlar arquivos e circulação de informações no setor, realizar atas de reuniões e gerenciar demandas específicas de cada área.

O profissional de secretariado executivo também é responsável por facilitar e gerenciar o trabalho nas empresas, já que atua como uma ponte entre diversos departamentos.

Entre as habilidades exigidas para executar a função de secretária executiva, estão o conhecimento de softwares de planejamento, gerenciamento de planilhas de contabilidade, edição de textos e domínio de ao menos um idioma estrangeiro.

Quais as funções da secretária executiva?

A secretária executiva realiza diversas funções dentro da organização e frequentemente é vista como o braço direito do executivo em todas as tarefas realizadas por ele. Assim, por ser uma posição gerencial, engloba diversas habilidades administrativas, técnicas, intelectuais, sociais, políticas e de liderança.

O profissional de secretariado executivo está presente em organizações de diversos tamanhos, públicas e privadas, e é importante que tenha alguns conhecimentos específicos sobre o segmento da empresa. Em multinacionais, por exemplo, muitas vezes é exigido que a secretária fale um terceiro idioma, além do inglês, para poder se comunicar com outras sedes.

Entre as funções da secretária executiva está a atuação junto a altos escalões para planejar e organizar a rotina de trabalho tanto dos executivos quanto dos setores em que trabalham. A profissional também é responsável por toda a logística de viagem da diretoria, como emissão de passagens, reservas em hotéis, gerenciamento de reembolsos, controles de notas e pagamentos, por exemplo.

Também é importante que a secretária executiva tenha o conhecimento necessário para executar funções como controle da utilização de materiais na empresa, gerenciamento de reembolsos relacionados a plano de saúde, controle de gastos com cartões de crédito corporativos, controle de notas e pagamentos da diretoria.

Quanto ganha a secretária executiva?

A secretária executiva ganha em média R$ 2.598,37, de acordo com o site salario.com.br. O valor pode variar de acordo com a formação, a cidade em que a profissional trabalha e o porte da empresa. O mercado de trabalho tem bastante demanda por esta função, principalmente em cidades maiores e com alta concentração de indústrias e grandes empresas, por exemplo.

O trabalho como secretária executiva exige conhecimentos de organização de eventos, reuniões, elaboração e gerenciamento de planilhas, redação e tradução de documentos e domínio de tecnologias.

Entre os principais desafios da profissão, estão a utilização de softwares específicos para gestão empresarial, ligações e e-mails em outro idioma e realização de eventos. Por isso, é fundamental que a secretária executiva procure manter seu conhecimento atualizado e busque cursos para se aprimorar na função.

No Addwisers, a secretária executiva e mentora Jaqueline da Silva Lobanco oferece diversas atividades especializadas em secretariado executivo. As aulas são realizadas ao vivo e podem ser agendadas de acordo com a disponibilidade de tempo informada pela especialista.

Dessa forma, você pode estudar de qualquer lugar com acesso à internet e no horário que melhor se encaixa na sua rotina. Todas as atividades são feitas em tempo real, ou seja, você pode tirar todas as suas dúvidas com a professora, que tem mais de 10 anos de experiência na área.

Agende já a sua atividade sobre secretariado executivo para aprimorar seus conhecimentos na área. Para saber mais sobre o Addwisers, entre no site e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *