Saiba como usar conteúdo em vídeo para aumentar suas vendas

O conteúdo em vídeo tomou conta de todas as plataformas e está sendo cada vez mais utilizado pelas marcas para divulgar produtos e serviços. Essa estratégia de vídeo marketing pode ser usada para vários objetivos, como fortalecer o reconhecimento da marca, engajar o público e aumentar as vendas.

Nós já falamos sobre marketing de conteúdo e como utilizar essa estratégia para atingir potenciais clientes. O vídeo é um formato bastante utilizado para isso, já que não exige grande esforço para ser consumido pelo público e tem alto poder de engajamento e persuasão. Além disso, o vídeo marketing é uma ferramenta que pode ser utilizada para explicar conceitos complexos de forma rápida, já que a imagem prende a atenção do público por mais tempo do que um texto, por exemplo.

Produzir conteúdo em vídeo está se tornando cada vez mais fácil, já que as próprias plataformas oferecem ferramentas que facilitam o processo de publicação e divulgação. Outra vantagem de produzir vídeo marketing para a sua empresa é o potencial de viralização deste formato, já que geralmente os vídeos são mais compartilhados do que textos ou imagens.

Assim, dependendo do público e da estratégia, a publicação de conteúdo em vídeo pode trazer mais retorno para a sua empresa do que outras formas de divulgação.

Tipos de conteúdo em vídeo

Conheça alguns formatos de vídeo marketing que podem ser usados para aumentar as suas vendas:

  • Webinars;
  • Vlogs;
  • Entrevistas;
  • Vídeos ao vivo (lives);
  • Tutoriais e vídeos DIY;
  • Vídeos institucionais;
  • Vídeos educacionais;
  • FAQ (perguntas frequentes);
  • Apresentação do produto ou serviço;
  • Depoimentos de clientes;
  • Unboxings e resenhas.

Como produzir conteúdo em vídeo para internet

  • Planejamento

Antes de investir no vídeo marketing para a sua empresa, é preciso elaborar um planejamento com as melhores estratégias para atingir o público-alvo. Assim, defina os objetivos da empresa, conheça bem o seu público e encontre a melhor plataforma para chegar até ele. Nesta etapa, também é importante estabelecer um cronograma com os prazos para produção do roteiro, edição, publicação e divulgação do vídeo.

  • Roteiro

Com o planejamento pronto, elabore um roteiro com as informações necessárias para a produção. Não precisa ser um roteiro profissional, mas é importante que funcione como um guia para as etapas de gravação e edição. Por isso, inclua instruções sobre aspectos técnicos, como posicionamento de câmera, e uma breve descrição das cenas, do cenário e do vestuário que serão usados. Escrever um roteiro também ajuda a melhorar o conteúdo e ser mais direto nas informações para não deixar o vídeo desnecessariamente longo.

  • Edição

Esta etapa pode parecer difícil, mas existem aplicativos e softwares para facilitar a edição do conteúdo em vídeo. Assim, com o roteiro em mãos, faça ajustes de imagem e som, se necessários, e inclua elementos para prender a atenção do público e facilitar a explicação das informações. Também é interessante criar uma thumbnail (capa do vídeo) atrativa, pois será o primeiro contato do público com o seu conteúdo.

  • Divulgação

Use o seu planejamento inicial como guia para divulgar o vídeo nas plataformas mais utilizadas pelo público que você deseja atingir. Utilize títulos atraentes e criativos para despertar a curiosidade das pessoas e deixar claro os assuntos abordados no vídeo. Redes sociais, blogs e e-mails são ferramentas fáceis de serem utilizadas e que ajudam o público a encontrar o seu conteúdo.

  • Análise de métricas e resultados

As plataformas oferecem várias métricas, como número de curtidas do vídeo, taxa de abandono, taxa de retenção, engajamento e dados sobre o público. Utilize essas informações para produzir o planejamento dos próximos vídeos e adequar o conteúdo aos interesses do seu público.

O conteúdo em vídeo traz diversas vantagens para a sua empresa, como a criação de afinidade com o público, alta taxa de engajamento e maior alcance. Assim, você estabelece um canal de comunicação com o público e aumenta as vendas da sua empresa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *