Marketing de influência: aprenda com os influencers digitais a alcançar grandes públicos

Quantas vezes você já comprou um produto ou contratou um serviço indicado por outra pessoa? Pode ser um familiar, um amigo ou mesmo alguém que produz conteúdo para a internet – um influencer digital. Esse diálogo, o famoso boca a boca, é uma estratégia chamada de marketing de influência e que está sendo cada vez mais utilizada pelas marcas na internet.

A proximidade criada pelas redes sociais também gera uma relação de confiança entre as pessoas e é nesse processo que as marcas buscam investir, já que os influenciadores digitais agem sobre milhares de pessoas que os acompanham diariamente.

Assim, o marketing de influência pode ser definido como o processo de identificar, pesquisar, engajar e apoiar as pessoas que geram conversas de alto impacto com clientes sobre a marca.

Portanto, dependendo do objetivo da ação, é preciso elaborar estratégias diferentes para ter o retorno desejado. Nos casos em que o objetivo é gerar awareness (conhecimento) da marca, por exemplo, pode ser mais eficiente contratar influencers grandes mas sem conexão direta com o nicho de mercado.

Já os influenciadores com menor número de seguidores mas que tenham alto engajamento com o público podem dar um retorno maior em vendas, já que têm ressonância com um público específico que a marca deseja atingir.

Confira nossas dicas sobre o que aprender com os influencers digitais:

Segmente bem o seu público

Para uma estratégia de marketing digital ser bem-sucedida, o primeiro passo é entender o público e coletar a maior quantidade possível de informações sobre ele. Criar uma persona, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente ideal, ajuda a ter uma visão mais precisa do seu público alvo.

Assim, uma vantagem dos influenciadores digitais é tornar as ações mais direcionadas e humanizadas, já que são pessoas falando para outras pessoas. Por isso é importante segmentar o seu público, para ter certeza de que a sua estratégia de marketing vai atingir os usuários com mais chance de se interessarem pelo produto ou serviço.

Fale a língua do público alvo

Outro diferencial dos influencers digitais é falar diretamente com o público usando a mesma linguagem que ele. Se o seu público é jovem, por exemplo, não adianta usar uma linguagem técnica ou desinteressante. O objetivo é espalhar a mensagem e fazer com que o público se interesse em acompanhar tendências e comportamentos.

Por estarem muito próximos dos seus seguidores, os influenciadores sabem como se comunicar com eles e é isso o que atrai as marcas para contratar este tipo de publicidade. Use o marketing de influência ao seu favor e fale com o seu público de forma que eles entendam e se sintam próximos da marca.

Utilize várias redes sociais

Para atingir o público de forma rápida e orgânica, é preciso estar presente nas mesmas redes sociais que ele. Posts no Instagram, stories, vídeos no Youtube e textos de blog são alguns formatos consumidos pelo público e que podem ser usados para criar conteúdo e divulgar sua marca.

Muitos influenciadores têm uma rede social “principal”, em que postam com mais frequência e geralmente têm mais seguidores, mas eles estão presentes em todas as redes sociais em que o público está.

Priorize engajamento em vez de número de seguidores

Dependendo do objetivo da sua estratégia de marketing, nem sempre o número de seguidores é o mais relevante. Celebridades, por exemplo, podem ter muitos seguidores mas pouco poder de influência sobre o mercado que você deseja alcançar. Por outro lado, alguns influenciadores têm menos seguidores, mas maior chance de atingir o seu público ideal.

Por isso é importante elaborar uma estratégia de marketing de influência e conhecer seu público alvo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *