Marketing de conteúdo: o que é e como usar

Se você quer vender seu produto ou serviço pela internet, já deve ter pesquisado sobre marketing digital. Uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas na internet é o marketing de conteúdo, que consiste em engajar o público por meio da criação de conteúdo relevante com o objetivo de atingir potenciais clientes.

O marketing de conteúdo pode ser usado para aumentar as vendas, reduzir custos, fidelizar clientes, aumentar o tráfego para o site, gerar conhecimento (awareness) sobre a marca, engajar clientes e gerar vendas.

No entanto, para que a estratégia seja efetiva, é preciso ir além das informações sobre o seu produto ou serviço e oferecer conteúdos que sejam relevantes ao público. O comportamento dos usuários na internet mostra que, primeiramente, as pessoas querem resolver problemas. A busca por informações sobre produtos e serviços é apenas a etapa final do processo de compra.

Assim, se a sua empresa estiver presente para auxiliar o consumidor durante todo o processo de compra, as chances de ele escolher o seu produto ou serviço aumentam. Da mesma forma, o conteúdo pode ser um diferencial caso o cliente esteja em dúvida entre a sua marca e a concorrência.

Para que o marketing de conteúdo seja eficaz, podem ser utilizados diversos formatos de acordo com o comportamento do público-alvo e o planejamento estratégico. Conheça os formatos mais utilizados pelas marcas:

  • Blog
  • Vídeo
  • E-mail marketing
  • E-book
  • Podcast
  • Webinar
  • Template ou planilha

Além da produção do conteúdo, também é importante planejar como será feita a sua distribuição. Sites, blogs e redes sociais são alguns dos meios em que a empresa pode investir, mas o mais importante é estar presente nos mesmos canais que o público para garantir que o conteúdo chegue ao usuário interessado.

Como usar SEO e palavras-chave?

O Google se tornou o principal buscador e o primeiro recurso para encontrar a solução de algum problema. Por isso, é preciso garantir que o conteúdo oferecido pela sua marca seja facilmente encontrado em meio à grande quantidade de resultados que a busca oferece.

Assim, o SEO (Search Engine Optimization, em português otimização para mecanismos de busca) e o uso de palavras-chave servem para que o conteúdo fique bem ranqueado no Google e seja encontrado pelo público. Para garantir uma boa posição do seu site nos resultados de busca, é importante utilizar as palavras-chave corretas para que o algoritmo perceba a relevância do conteúdo e direcione o usuário ao seu site.

Para definir as palavras-chave que serão usadas, pense sobre o tema e a forma como as pessoas buscam por ele. O uso deve aparecer de forma orgânica ao longo do texto, mas também no título, na URL, na descrição e principais campos que o algoritmo leva em consideração ao ranquear as páginas na busca.

Algumas ferramentas oferecem recursos para facilitar a escolha das palavras-chave, mas é preciso ter equilíbrio para não prejudicar o entendimento do leitor e também evitar punições dos mecanismos de busca.

O Google é uma ótima forma de mostrar a sua marca e o seu conteúdo para o público, mas não deve ser o único. Nós já falamos sobre marketing de influência, outra estratégia bastante eficiente para algumas marcas, e existem ainda outras formas de se aproximar de possíveis clientes de uma forma que não seja invasiva. Por isso, é importante conhecer o seu público e criar estratégias para falar diretamente com ele.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *