Guia para aprender francês: do alfabeto à gramática francesa

No Brasil, a língua francesa pode não ser tão comum no dia a dia, mas muitas pessoas querem começar a aprender francês. O aprendizado da língua proporciona ao estudante se comunicar com pessoas do mundo todo, viajar para lugares diferentes e investir na carreira
profissional.

O idioma é falado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo a 5ª língua mais falada no planeta e a 4ª língua mais usada na internet, de acordo com a Organização Internacional da Francofonia (OIF). Aprender francês é muito útil no mundo dos negócios e a língua também é procurada por quem deseja estudar fora do Brasil.
A gramática francesa pode parecer difícil à primeira vista, mas o idioma tem muitas similaridades com o português pois ambos têm a mesma raiz no latim, como o espanhol. Por isso, o aluno que já conhece alguma dessas línguas pode ter maior facilidade no
aprendizado de outro idioma.

Vantagens de aprender francês

Aprender francês traz diversos benefícios para o aluno, como a possibilidade de estudar em uma universidade estrangeira, trabalhar em uma empresa francesa, em uma multinacional ou mesmo consumir a cultura de outro país. Grandes escritores, poetas, cineastas e filósofos, por exemplo, têm o francês como língua materna, então conhecer a língua aumenta o conhecimento cultural do aluno.

Com o mundo cada vez mais globalizado, conhecer vários idiomas é essencial. Assim, conhecer a gramática francesa ajuda na troca de informações com pessoas do mundo inteiro e amplia os horizontes do aluno, seja no mercado de trabalho, no mundo acadêmico ou nas relações pessoais.

Aprender essa língua também é essencial para quem gosta de viajar. Alguns eventos como Olimpíadas, Tour de France e Roland Garros, por exemplo, têm o francês como idioma oficial.

Passo a passo da gramática francesa para iniciantes

Na prática, a gramática francesa deve ser aprendida aos poucos e ter o auxílio de um professor é essencial para garantir o aprendizado. Assim, o primeiro passo para aprender francês é estudar a pronúncia do alfabeto para, então, começar a formar palavras.

Depois, o aluno pode começar a se dedicar ao aprendizado das vogais e consoantes com a pronúncia correta. O próximo passo é o estudo dos artigos definidos e indefinidos para entender como diferenciar as palavras masculinas e femininas, assim como o partitivo. 

Esses assuntos são essenciais para quem está começando a estudar francês, pois a partir desses tópicos é possível começar a construir frases básicas. Com uma rotina de estudos e pesquisa, o aluno também começa a aprender o vocabulário geral da língua, como os substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, pronomes, numerais e regras específicas do idioma.

Como aprender francês online?

Para aprender francês é essencial ter o acompanhamento de um professor para formular um plano de estudos personalizado de acordo com as necessidades do aluno e tirar todas as dúvidas. Ao estudar um novo idioma é normal cometer erros de pronúncia no início, por isso o auxílio do professor é fundamental para o aprimoramento dessa habilidade.

No Addwisers, a atividade “Gramática francesa” traz os aspectos mais importantes sobre o aprendizado do idioma, como o alfabeto, substantivos, adjetivos, pronomes e um guia de conversação prático, com assuntos como:

  • Meses, dias e estações do ano em francês;
  • Cumprimentos e despedidas no idioma;
  • Como reservar um quarto;
  • Como se comunicar em casos de emergência.

A aula é oferecida pelo professor Anderson Mwati, que tem experiência teórica e prática com o idioma. 

No Addwisers, todas as atividades são realizadas ao vivo e é possível tirar as dúvidas diretamente com o professor. Você pode agendar as aulas de gramática francesa e aprender francês online e em tempo real. Cadastre-se no portal e confira todas as atividades.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *