Ferramentas de ensino online: qual o impacto da tecnologia na educação?

Hoje em dia, a internet é quase onipresente na vida das pessoas, a poucos cliques do computador e do smartphone. As transformações atingiram diversos aspectos da vida cotidiana, como a comunicação, o entretenimento e a educação. Assim, surgiram novas ferramentas de ensino online para facilitar a vida de professores e alunos. 

Esses novos modelos surgiram para resolver problemas e reduzir a distância que muitas vezes impedia a educação das pessoas. Dessa forma, as modalidades de educação à distância (EAD) e as salas de aula virtuais estão cada vez mais populares devido às facilidades das ferramentas de ensino online.

Assim, as novas ferramentas de ensino online e metodologias que envolvem a tecnologia de maneira geral possibilitam que o aprendizado seja estimulante e divertido, e não uma tarefa obrigatória e maçante. 

Como usar uma ferramenta de ensino online? 

Atualmente, com a popularização das plataformas de ensino à distância, é cada vez mais fácil encontrar e utilizar uma ferramenta de ensino online. Com isso, por mais que os processos sejam semelhantes à educação presencial, com a educação online os professores e alunos não precisam mais estar no mesmo ambiente.

O tempo escasso e a correria do dia a dia fazem com que as pessoas não tenham recursos financeiros e disponibilidade para participar de aulas, cursos ou consultorias presenciais. Assim, a educação online começou a se popularizar junto com a tecnologia, que alterou a forma como as pessoas se relacionam. 

Além disso, a internet facilitou o compartilhamento de conteúdos e o acesso à informação. Dessa forma, qualquer pessoa que entende de um assunto específico pode usar a tecnologia para disseminar seu conhecimento e encontrar outras pessoas que se interessam pelo que você tem a compartilhar. 

Vantagens de usar uma ferramenta de ensino online

A popularização da tecnologia tornou os processos de ensino e aprendizado mais acessíveis e flexíveis, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Dessa forma, uma pessoa que não tem tempo, dinheiro ou acesso ao ensino tradicional pode utilizar ferramentas de ensino online para se informar sobre determinado assunto e crescer pessoal e profissionalmente.

Conheça outras vantagens de usar uma ferramenta de ensino online para ensinar ou aprender sobre um assunto novo:

Preço acessível

As aulas que são totalmente ministradas pelo ambiente virtual geralmente são mais baratas do que a educação presencial. Isso acontece porque não há gastos com aluguel de espaço físico, impressão de material didático, custos de deslocamento e outros fatores que dificultam o acesso à educação.

Flexibilidade de localização

O ensino online também permite a flexibilidade de localização dos professores e alunos. Com as novas ferramentas de ensino online, o aluno pode acessar o conteúdo de qualquer lugar com acesso à internet. Da mesma forma, o professor também pode transmitir as aulas ou preparar os materiais onde e quando preferir. 

Flexibilidade de tempo

As novas ferramentas de ensino online apresentam grande flexibilidade de horários para professores e alunos. Com isso, o professor pode planejar a aula e elaborar os materiais de apoio quando tiver disponibilidade. Já os alunos podem conciliar o aprendizado com trabalho ou outras formas de educação presencial.

Interação

Por mais que não estejam presentes no mesmo ambiente, as ferramentas de ensino online permitem a interação, muitas vezes em tempo real, dos alunos com o professor e também entre os próprios alunos. 

O Addwisers é um portal que tem o objetivo de facilitar a troca de conhecimento entre as pessoas. Você pode aprender algo novo ou ganhar dinheiro extra dando aulas e consultorias ao vivo, de acordo com a sua disponibilidade de tempo. 

Clique aqui e seja um addwiser!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *