Exames de proficiência em inglês: qual fazer?

Estudar em uma universidade no exterior ou tentar uma vaga de emprego em um país de língua inglesa fazem parte dos planos de muitas pessoas, mas para isso é necessário mostrar domínio do idioma. Nesses casos, é preciso fazer os exames de proficiência em inglês e tirar o certificado para colocar os planos em prática.

O número de brasileiros que decidiram fazer um mestrado ou doutorado no exterior tem crescido nos últimos anos, por isso muitas pessoas procuram formas de fazer o exame de proficiência em inglês para garantir o certificado. No entanto, é importante ressaltar que, para fazer a prova, é preciso ter domínio da língua, por isso é importante estudar e se preparar antes da aplicação.

Os exames de proficiência em inglês são realizados por instituições internacionais para avaliar se o aluno tem capacidade de se comunicar com pleno domínio do idioma. Ou seja, as provas avaliam a comunicação oral, compreensão oral, escrita e leitura.

Existem vários tipos de certificados de proficiência em inglês, com diversas finalidades, mas os principais exames são:

TOEFL

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language, ou teste de inglês como língua estrangeira) é o certificado mais exigido em países da América do Norte, como Estados Unidos e Canadá. A prova é dividida em quatro etapas – reading, listening, speaking e writing – e deve ser realizada em até quatro horas e meia. 

O certificado é válido por dois anos e o teste é realizado em várias cidades do país em diversas datas ao longo do ano. 

IELTS

Esse exame de proficiência em inglês é mais requisitado no Reino Unido e países da Oceania e oferece duas modalidades: Academic e General Training. O primeiro é indicado para pessoas que pretendem estudar em países de língua inglesa e é exigido por várias universidades.

Já o General Training é feito por pessoas que querem comprovar que têm conhecimento geral do idioma ou para quem pretende trabalhar no exterior. Válido por dois anos, o IELTS (International English Language Testing System) tem duração de duas horas e quarenta e cinco minutos e é aplicado em várias cidades do país com diversas datas disponíveis.

Cambridge Tests

Os exames de proficiência em inglês aplicados pela instituição Cambridge English são feitos para quem precisa comprovar desempenho no idioma, seja para oportunidades de estudo, de trabalho ou obter vistos e participar de programas de imigração. Por isso, existem exames como o Cambridge English: First (FCE), que avalia os conhecimentos de nível intermediário e superior e fornece a certificação de nível B2.

Já o Cambridge English: Advanced (CAE) é voltado para pessoas que precisam comprovar alto desempenho no idioma para oportunidades de estudo, trabalho, obtenção de vistos e participação em programas de imigração. A certificação fornecida é de nível C1, enquanto o Cambridge English: Proficiency (CPE) fornece o certificado de proficiência em inglês de nível C2. Assim, o CPE é o mais avançado entre os níveis voltados a estudo.

Como se preparar para realizar os exames de proficiência em inglês

Antes de realizar as provas para obter o certificado de proficiência em inglês, é preciso se preparar para garantir que você irá tirar a nota exigida e atingir seus objetivos. Confira algumas dicas de como se preparar para a realização dos exames:

Se você planeja realizar os exames de proficiência em inglês para obter sua certificação, também é importante contar com o auxílio de um professor com experiência neste tipo de prova. No portal Addwisers, o especialista Rodrigo Cavalcante oferece a aula Inglês padrão e para necessidades especiais, em que auxilia os alunos que querem aprender o idioma para um objetivo específico.

Durante a aula, o aluno poderá treinar a conversação e tirar suas dúvidas ao vivo com o professor, que ensina inglês do nível básico ao avançado e também para a realização dos exames de proficiência, como TOEFL, IELTS, FCE, CAE e outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *