Estratégias argumentativas para melhorar sua redação no Enem

Com a aproximação da data de realização do Enem, muitas pessoas intensificam os estudos e buscam tirar dúvidas sobre os conteúdos abordados e as formas de escrever uma redação nota 1000. Para isso, é importante lembrar que a redação exigida na prova é um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, organizado para defender um ponto de vista sobre o assunto determinado. Assim, o participante deve utilizar estratégias argumentativas ao longo do texto para garantir uma boa nota na prova.

De acordo com o manual de redação do Enem, o texto dissertativo-argumentativo deve defender uma tese, ou seja, uma opinião, e utilizar explicações para justificá-la com o objetivo de convencer o leitor de que o seu ponto de vista é acertado e relevante. Assim, uma boa redação deve ser estruturada de forma a combinar a apresentação da tese com as estratégias argumentativas para expor o problema e detalhar os argumentos que comprovem a ideia inicial. 

A redação é avaliada a partir de cinco competências e cada avaliador atribui uma nota de 0 a 200 para cada uma delas, no valor total de 1000. Assim, a nota final do participante é contabilizada a partir da média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. 

As competências avaliadas na redação do Enem incluem o domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, desenvolvimento do tema dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa, seleção e interpretação de fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista, construção da argumentação e elaboração de uma proposta de intervenção para o problema que respeite os direitos humanos.

Assim, para receber uma boa nota na competência que avalia a construção da argumentação, a cartilha propõe alguns recursos para embasar as estratégias argumentativas, como: 

  • Pesquisas e dados estatísticos;
  • Fatos que podem ser comprovados;
  • Citações ou depoimentos de especialistas;
  • Alusões históricas;
  • Comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos;
  • Pequenas narrativas para auxiliar a ilustrar.

Para ajudar você a tirar uma boa nota na prova, separamos algumas estratégias argumentativas usadas nas redações nota 1000 do Enem:

Comprovação

Para sustentar uma argumentação, podem ser usadas informações como estatísticas, estudos, percentuais e outros dados que comprovem o que está sendo discutido. Essas informações podem acompanhar tanto a defesa quanto a contestação de um ponto de vista, ou seja, a comprovação é uma estratégia argumentativa que pode ser utilizada de várias formas.

Lógica

Este recurso argumentativo é construído a partir do raciocínio lógico, como implicações de causa e efeito, contraste, analogia ou hipótese. Para utilizar este tipo de estratégia argumentativa é preciso conhecer bem o assunto e entender as implicações da tese que está sendo defendida. 

Autoridade

Ao justificar uma tese é preciso dar credibilidade ao seu argumento, por isso esta estratégia argumentativa consiste em utilizar citações e reflexões de especialistas no assunto que está sendo discutido. Assim, as opiniões e ideias de pensadores, filósofos ou líderes políticos podem ser citadas literalmente, entre aspas, ou por paráfrase, em que o participante transmite a ideia geral a partir das próprias palavras. 

Conheça outras estratégias argumentativas para a redação do Enem

Se você quer se aprofundar no assunto e aprender as aplicações práticas, agende a aula “Principais estratégias argumentativas para a redação do Enem” com a especialista Mariana Pragana. Na atividade realizada ao vivo pelo portal Addwisers, você vai aprender:

  • Quais os 6 principais tipos de argumentação;
  • Exemplos objetivos de cada tipo de argumentação;
  • Resolução de 4 exercícios para fixar melhor o conteúdo.

A aplicação prática é a principal forma de aprender algo novo, e com a aula do Addwisers você também pode tirar suas dúvidas ao vivo com a professora. Cadastre-se no site e agende sua aula para aprender as principais estratégias argumentativas para uma redação do Enem.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *