Entenda a importância da estratégia de inovação para a sua empresa

A inovação é uma busca constante das empresas, independentemente do tamanho ou segmento. Muitas pessoas acreditam que inovar é apenas lançar novos produtos ou serviços, mas esse conceito vai muito além disso e envolve estratégias de inovação, mudança de pensamento e comportamento empresarial para buscar novidades.

Inovar não é necessariamente lançar um novo produto ou serviço e também está relacionado a colocar em prática ideias que tragam novidades e gerem um impacto positivo nos resultados da empresa. 

Por que inovar?

Uma empresa de sucesso deve ser flexível o suficiente para se adaptar aos novos tempos e incorporar as ideias que irão gerar inovações e resultados positivos. Atualmente, a inovação se tornou uma necessidade e as empresas precisam ter uma estratégia para estimular e incorporar mudanças que gerem soluções vantajosas para a organização como um todo.

O dia a dia de uma empresa envolve diversos aspectos e, por isso, os gestores devem sempre buscar o equilíbrio e estimular os colaboradores a colocarem em prática a estratégia de inovação.

O que é estratégia de inovação?

A estratégia de inovação é a soma das ações internas definidas para incentivar a criação de soluções que tragam renovação para a empresa. Como já dissemos, a inovação não precisa ser necessariamente um novo produto ou serviço. Pode ser a entrada em novos mercados, uma nova tecnologia ou a execução de um processo interno.

Para isso, é preciso criar uma cultura organizacional que incentive e forneça os subsídios necessários para a criação de soluções, o fomento de novos esforços e prática de tolerância aos erros, já que eles fazem parte do caminho para a inovação.

Além disso, a estratégia de inovação é uma decisão que começa de cima para baixo, ou seja, a alta administração deve se comprometer com ela e cobrar para que todos os funcionários participem.

O resultado da estratégia de inovação é o aumento da longevidade, da lucratividade e da consistência corporativa da empresa e deve estar prevista no planejamento estratégico para atuar como um fator norteador a todas as ações da organização.

Como colocar a estratégia de inovação em prática?

Muitas pessoas têm a impressão de que a inovação precisa ser algo iniciado por alguém externo à empresa, com uma visão nova e mais ampla. No entanto a estratégia de inovação pode ser melhor aplicada pelos próprios funcionários que entendem os processos e o dia a dia da empresa.

É importante levar em conta os fatores externos e os objetivos macro, mas na maioria dos casos as melhores ideias surgem dentro da empresa, com funcionários envolvidos no ambiente interno da organização. 

Assim, antes de colocar a estratégia de inovação em prática e começar a preparação de novas soluções, é preciso ter uma visão geral da empresa e elaborar um planejamento com os problemas que precisam ser solucionados.

Metodologia de inovação

Cada empresa ou empreendedor precisam de métodos e soluções diferentes e adaptados às necessidades de cada um. Por isso, a consultoria Metodologia de inovação – sistematizando o desconhecido tem como objetivo falar sobre o processo de inovação.

O especialista Marcos Hubert tem ampla experiência na área e está oferecendo uma consultoria em tempo real personalizada para as necessidades da sua empresa. No portal Addwisers, você pode agendar uma atividade e tirar todas as suas dúvidas.

A inovação envolve a identificação de oportunidades, percepção de necessidades concretas e de grande alcance, além da possibilidade de apresentar soluções viáveis e efetivas. Assim, a consultoria irá ajudar a discutir a metodologia e a estratégia de inovação. Cadastre-se no site e agende um horário ou torne-se um addwiser!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *