Descubra como elaborar um roteiro de videoaula

Um bom vídeo depende de um roteiro organizado e detalhado para garantir que todos os assuntos necessários serão abordados de forma didática. Por isso, é importante elaborar um roteiro de videoaula antes da gravação e garantir que seu vídeo irá se destacar dos demais.

A gravação de uma videoaula começa na etapa de pré-produção, em que são escolhidos os assuntos a serem abordados no vídeo e a maneira como isso será feito. Essas ideias são registradas em um documento que serve como base para a produção e a gravação do material, nesse caso o roteiro de videoaula

O roteiro é a descrição detalhada do que irá acontecer durante um vídeo, seja um filme de Hollywood ou uma videoaula. Por isso deve prever as falas, recursos visuais e imagens que aparecerão na tela. Além disso, também ajuda a contabilizar o tempo, o que é importante para videoaulas e outros formatos para a internet, já que os espectadores tendem a perder a atenção em vídeos muito longos.

Assim, criar um roteiro não é uma tarefa difícil, pois pode ser adaptado de acordo com o formato do vídeo e as necessidades do tema. No caso das videoaulas, o roteiro pode conter todas as falas ou apenas tópicos a serem abordados. 

De qualquer forma, é importante determinar uma hierarquia entre os assuntos a serem abordados e falar sobre os mais importantes primeiro, pois se o vídeo ficar muito longo você garante que falou o essencial já no começo. 

Roteiro de videoaula

Antes de começar a elaborar o roteiro de videoaula, é preciso ter em mente quem é o seu público-alvo e qual o nível de conhecimento que ele tem sobre o assunto. Uma videoaula básica sobre um assunto é diferente de outra sobre o mesmo tema mas para alunos com um conhecimento maior, por exemplo. 

É importante levar essa informação em consideração para determinar o recorte sobre o assunto e a melhor forma de explicá-lo.

Assim, ao elaborar o roteiro, imagine que você está explicando o assunto para um amigo e utilize uma linguagem simples e de fácil entendimento. Você pode utilizar uma lousa, um bloco de papéis ou outros recursos visuais para ajudar na explicação e deixar o vídeo mais dinâmico.

Por isso, durante a abertura da videoaula você deve conquistar a confiança do aluno. Nesse momento é preciso ir direto ao ponto e mostrar como o seu conteúdo irá agregar conhecimento a quem está assistindo. Porém, lembre-se que introduções muito longas tendem a afastar os alunos e tornam mais difícil atrair a atenção dele novamente.

Após a explicação do conteúdo, também é importante pensar em um encerramento para a videoaula. Procure revisar o conteúdo e mostrar o conhecimento que o aluno adquiriu durante o vídeo. Você também pode incluir um chamado para a ação, ou seja, incentivar que ele baixe um material, acompanhe outras videoaulas ou adquira outros cursos.

Em uma videoaula ao vivo, também é importante definir um tempo para responder as dúvidas e repassar algum ponto que não tenha ficado claro para quem está assistindo.

Dicas para elaborar o roteiro

  1. Pesquise sobre o tema que você irá ensinar;
  2. Organize os assuntos por ordem de relevância;
  3. Seja objetivo;
  4. Fique atento à duração para que videoaula não fique muito longa;
  5. Seja natural;
  6. Revise o texto ou os tópicos em voz alta para garantir a clareza;
  7. Marque o tempo de duração de cada parte;
  8. Reserve um tempo para responder dúvidas.

Agora que você já sabe como elaborar um roteiro de videoaula, conheça o portal Addwisers, em que você pode aprender sobre qualquer assunto ou ganhar um dinheiro extra dando aulas e consultorias ao vivo. Cadastre-se e seja um addwiser!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *