Como usar o Google Trends para melhorar suas atividades no Addwisers

Criado para divulgar os assuntos e palavras-chave mais pesquisados pelos usuários, o Google Trends é uma das ferramentas mais usadas pelos profissionais que trabalham com internet. Assim, é possível ter ideias de conteúdo, acompanhar as tendências do seu segmento e comparar os melhores termos a serem utilizados.

Como o próprio nome diz, o Google Trends mostra as tendências de pesquisa de acordo com a localização e o período de tempo desejados. A ferramenta permite a análise das buscas por região, tanto do Brasil quanto do mundo, e em vários idiomas. Assim, o usuário pode inserir um termo de pesquisa ou um assunto específico e acessar um gráfico com o volume de buscas no período.

Com isso, é possível obter estatísticas sobre as pesquisas em horas, locais e categorias específicas, ver detalhes sobre as principais notícias, identificar o comportamento de pesquisa nos artigos e tópicos populares e explorar as tendências de pesquisa no Google e Youtube. 

A ferramenta utiliza a base de dados do Google e, além de disponibilizar o volume de pesquisas de uma palavra-chave, também mostra quais foram os termos mais buscados na última hora, nos últimos 30 dias ou de 2004 até o presente.

Como usar o Google Trends?

O Google Trends oferece diversos recursos e é uma ferramenta muito usada para criar conteúdo para a internet, já que disponibiliza as tendências e comportamentos de pesquisa dos usuários. Por isso, antes de criar uma atividade no portal Addwisers você pode utilizar esses dados para oferecer o melhor conteúdo ao seu público.

Com esta e outras ferramentas online, é possível criar uma estratégia de palavras-chave para aumentar o tráfego da sua página e garantir que os visitantes realmente estão interessados no assunto. 

Quando uma pessoa pesquisa por uma determinada palavra, é provável que esteja procurando uma solução específica e, se você utilizar os mesmos termos, suas chances de ser encontrado aumentam. Assim, além de saber com qual palavra-chave você irá trabalhar, também é possível entender o que seu público está interessado em saber.

Com o Google Trends, você pode:

  • Ter ideias de conteúdo e aumentar sua otimização para os mecanismos de busca (SEO);
  • Encontrar tendências de palavras-chave relacionadas ao seu segmento;
  • Verificar se as palavras-chave que você usa tiveram crescimento ou queda para adequar a estratégia;
  • Comparar termos e sinônimos para saber como as pessoas buscam;
  • Ter uma visão geral sobre o comportamento dos usuários em determinada região;
  • Definir assuntos relacionados e ampliar sua estratégia.

Além disso, de nada adianta criar um conteúdo de qualidade se as pessoas não conseguirem encontrá-lo. Nesse sentido, o Google Trends ajuda a decidir se é melhor usar “aula de música online” ou “estudar música pela internet”, por exemplo.

Assim, antes de criar uma atividade no portal Addwisers, você pode usar essa ferramenta para pesquisar os assuntos que estão em alta e encontrar os melhores termos e palavras-chave para aumentar as chances de ser encontrado. Nós já demos algumas dicas para melhorar suas atividades no portal e o Google Trends pode ser usado como uma fonte de pesquisa para entender melhor seu público.

A partir das informações sobre as tendências de busca, você pode utilizar as palavras-chave no título e na descrição da sua atividade. Com isso você aumenta as chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca e deixa claro para o público qual o assunto que será abordado. 

Agora que você já sabe como usar o Google Trends para criar sua atividade, cadastre-se no Addwisers e comece a ensinar!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *