Como fazer exercícios de pilates em casa

O pilates é um conjunto de exercícios indicado para todas as pessoas em qualquer condição física, já que a técnica possibilita diversas variações que podem ser adaptadas a crianças, adultos, idosos e até homens e mulheres com deficiência física ou doenças crônicas. Assim, fazer pilates em casa é uma escolha de muitos praticantes que não têm tempo de frequentar os estúdios ou que preferem aulas personalizadas.

O método pilates foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates e consiste em um conjunto de exercícios para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos praticantes. Os exercícios promovem o condicionamento físico estimulando o equilíbrio, a postura e a conexão entre corpo e mente. Assim, o pilates pode ser praticado de diversas formas, com ou sem o uso de equipamentos e aparelhos como cintas, alças de sustentação, bolas e suportes.

A modalidade solo é a mais indicada para praticar pilates em casa, pois pode ser feita apenas com um colchonete para facilitar a execução dos exercícios. O pilates ajuda a manter a saúde física e mental, já que um dos objetivos da técnica é garantir o controle do corpo e da mente.

Princípios do pilates

O pilates é um método que consiste no controle da mente sobre todos os membros e músculos do corpo para tornar as pessoas mais saudáveis. Para isso, os exercícios têm como objetivo fortalecer a musculatura do abdômen, promover a mobilidade das articulações, reeducar os movimentos do corpo, estimular a consciência corporal, melhorar a postura e tornar os músculos mais saudáveis.

O método pilates foi construído com base em seis princípios que devem ser levados em conta durante as práticas para alcançar o equilíbrio entre corpo e mente. Os princípios do pilates são:

  • Concentração;
  • Controle;
  • Precisão;
  • Centro de força;
  • Respiração;
  • Fluidez.

O pilates pode ser usado para diversos objetivos, como emagrecimento, reabilitação de postura, condicionamento físico e bem-estar. Para garantir os melhores resultados, é preciso praticar os exercícios com frequência e acompanhamento profissional, pois o pilates aliado a uma alimentação balanceada garante uma vida saudável.

Benefícios do pilates

Os exercícios de pilates são considerados de pouco impacto, com poucas repetições e são realizados para priorizar a qualidade dos movimentos e gerar menos desgaste aos músculos e articulações. Por isso, é recomendado para complementar o tratamento de inúmeras doenças ósseas e musculares, principalmente na região da coluna.

Assim, alguns benefícios do pilates são:

  • Aumento da resistência física e mental;
  • Tonificação da musculatura;
  • Auxílio no controle do peso;
  • Fortalecimento dos músculos abdominais;
  • Aumento da concentração;
  • Correção de problemas posturais;
  • Melhora da postura e resistência muscular;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Alívio de dores musculares;
  • Promoção de relaxamento e sensação de bem-estar.

Cuidados ao praticar pilates em casa

A modalidade solo é a forma mais fácil de praticar pilates em casa, já que não é preciso utilizar nenhum equipamento e apenas um colchonete ou tapete confortável são suficientes para realizar os movimentos. Porém, mesmo com todos os benefícios, o pilates ainda é um conjunto de exercícios físicos e por isso é importante tomar alguns cuidados e evitar a prática sem a supervisão de um profissional treinado.

Ao praticar pilates em casa, não se esqueça da respiração adequada, da concentração e da postura correta ao realizar os movimentos. Além disso, se você quer fazer pilates em casa, inscreva-se na atividade “Exercícios de Pilates em casa para definição e ganho de massa corporal” com o especialista Renan Muniz. Os exercícios são introdutórios e podem ser realizados com diversos objetivos, como emagrecimento, ganho de massa corporal, flexibilidade e disposição.

Cadastre-se no portal Addwisers e comece a praticar pilates em casa com orientação ao vivo de um especialista. Se você tem alguma dúvida sobre como contratar aulas e consultorias online ou quer se tornar um addwiser, confira nosso post sobre como funciona o Addwisers.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *