Como começar a aprender linguagem C?

A linguagem C é bastante conhecida entre os programadores por ser considerada de propósito geral, ou seja, pode ser usada para vários tipos de projetos. Isso acontece porque os programas em C são pequenos, rápidos e eficientes.

A linguagem C está presente no dia a dia de quase todas as pessoas, já que muitos sistemas operacionais, drivers, equipamentos eletrônicos, aplicativos e outros objetos são programados, ao menos parcialmente, em C. Alguns exemplos são Linux, Mozilla, Chrome, MySQL e Windows, que são feitos ao menos parcialmente nessa linguagem.

Por mais que cada tipo de aplicação tenha uma linguagem ideal, o C pode ser usado para diversas finalidades, já que é bastante flexível. No entanto, seu melhor uso é feito em programas como sistemas operacionais ou drivers, por exemplo, que lidam diretamente com hardware. 

Esta linguagem de programação é imperativa e de uso geral, ou seja, as funções modificam o estado geral do programa e, por serem divididas em blocos, podem ser chamadas diretamente. Conheça as principais características da linguagem C:

  • Portabilidade: C é uma linguagem altamente portável, ou seja, pode ser facilmente usada em qualquer plataforma. Assim, pode ser compilada em diferentes arquiteturas e é possível de ser utilizada em Mac ou PC, com Windows ou Linux.
  • Recursos de baixo nível: as linguagens de baixo nível são voltadas para a máquina e o C é bastante eficiente para sistemas operacionais, já que oferece recursos para controlar a memória da máquina e ainda possibilita o acesso ao microprocessador.
  • Modularidade: as funções escritas em C não estão interligadas, pois o programa é dividido em vários blocos distintos. Ou seja, ao fechar uma função, o que está escrito nela não irá afetar os blocos seguintes a não ser que seja chamada.
  • Simplicidade: a sintaxe da linguagem C é relativamente fácil de aprender, pois o compilador irá avisar a maior parte dos erros e ainda dará dicas para corrigi-los. Assim, se todas as regras forem seguidas, os erros dificilmente irão comprometer o programa.

Essa é uma linguagem de programação criada em 1972, ou seja, está sendo aprimorada há bastante tempo e já foi amplamente adotada pelo mercado. Além disso, C é considerada uma espécie de “linguagem-mãe” que deu origem ou influenciou outras, como C++, C#, Objective-C, Java e outras.

Além disso, C tem uma sintaxe simples e é uma boa escolha para programadores iniciantes. Após aprender essa linguagem, o estudante passa a perceber vários pontos em comum com linguagens mais atuais que foram influenciadas por ela. Por isso, muitos cursos de programação começam ensinando C para embasar o aprendizado de outros códigos.

Onde encontrar um professor de linguagem C online?

Aprender linguagem C demanda tempo e dedicação. Porém, por mais que seja uma linguagem de programação relativamente simples, é preciso ter o acompanhamento de um professor especializado para tirar as dúvidas e ajudar a identificar possíveis erros no código.

Com a atividade Linguagem C descomplicada no portal Addwisers, você adquire o curso completo para qualquer nível de conhecimento. As aulas são realizadas ao vivo e de maneira personalizada de acordo com o conhecimento do aluno. 

Dessa forma, o especialista Esdras Gonçalves pode ajudar em problemas específicos e ajudar a descomplicar a linguagem C para iniciantes. Você pode agendar a aula de acordo com a disponibilidade do professor e escolher o melhor horário para encaixar o aprendizado na sua rotina. 

Para isso, você só precisa fazer o seu cadastro no portal Addwisers e definir o melhor horário. Se for preciso, você também pode conversar com o professor para saber mais sobre a agenda e a disponibilidade de horários.

Assim, você pode aprender a linguagem C online diretamente com um especialista. Cadastre-se e agende sua aula ao vivo!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *