Como a Psicopedagogia auxilia em casos de dificuldades de aprendizagem

A Psicopedagogia estuda a aprendizagem em todas as fases da vida e fornece as ferramentas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem humana. Por isso, em casos de dificuldade de aprendizagem é o psicopedagogo que realiza o diagnóstico e utiliza técnicas para melhorar a capacidade de compreensão do paciente.

Assim, psicopedagogos podem atuar de forma direta, acompanhando as pessoas durante o processo de ensino e aprendizagem, ou de forma indireta, projetando materiais de suporte que facilitem esse processo. Para isso, a Psicopedagogia alia os conhecimentos de outras áreas, como Psicologia, Pedagogia, Neurologia, Antropologia, Educação e outras.
Dessa forma, a Psicopedagogia pode ser dividida em duas áreas principais:

Psicopedagogia Clínica

O psicopedagogo clínico faz atendimentos individuais para entender todas as situações e processos que estejam dificultando a aprendizagem dos pacientes, que podem ser crianças, adolescentes ou adultos. A partir do acompanhamento constante, o profissional pode desenvolver estratégias e ações para provocar mudanças comportamentais e facilitar o processo de aprendizagem do paciente.

Além disso, existem vários fatores que influenciam na aprendizagem de um indivíduo, por isso é comum que os psicopedagogos façam parte de equipes multidisciplinares que incluem psicólogos, neurologistas, psiquiatras ou fonoaudiólogos, dependendo da necessidade do paciente.

Psicopedagogia Institucional

Ao contrário da Psicopedagogia Clínica, que faz atendimentos individuais, os psicopedagogos institucionais atuam com grupos de pessoas em empresas, escolas e hospitais.

Dessa forma, o psicopedagogo pode realizar diversas atividades, desde orientação a professores, alunos e familiares até o atendimento a pacientes internados que passaram por traumas e precisam reaprender a ter autonomia no dia a dia. Em empresas, os psicopedagogos também podem atuar com treinamento e desenvolvimento de funcionários, geralmente na área de recursos humanos.

Psicopedagogia em casos de dificuldade de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem pode ser causada por diversos fatores, que podem ser emocionais, mentais, físicos, sociais, metodológicos, culturais e até mesmo relacionados ao contexto de vida do aluno. A partir disso, a Psicopedagogia busca identificar os sintomas e elaborar um diagnóstico com técnicas para melhorar a capacidade de aprendizagem do paciente.

Alguns sintomas de dificuldade de aprendizagem que podem ser reconhecidos pelos pais ou professores são:

  • Dificuldade de seguir instruções simples e realizar tarefas;
  • Desorganização do material escolar e outros pertences;
  • Baixo desempenho escolar;
  • Dificuldade de aprendizagem de linguagem, articulação, leitura, escrita e realização de operações matemáticas;
  • Dificuldade em adotar hábitos de estudo.

Muitas vezes, o professor realiza mudanças na abordagem educacional mas o aluno continua tendo problemas. Portanto, é necessário realizar uma investigação mais aprofundada para determinar as reais causas das dificuldades.

Em alguns casos, os problemas de aprendizagem não estão relacionados apenas a causas educativas e envolvem causas biológicas, o que caracteriza os distúrbios de aprendizagem. Este diagnóstico deve ser realizado por um psicopedagogo, que deve ser consultado periodicamente para fazer o acompanhamento do paciente.

Alguns dos distúrbios de aprendizagem mais conhecidos são:

  • Dislexia;
  • Disgrafia;
  • Discalculia;
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Em casos de dificuldade de aprendizagem ou após o diagnóstico de distúrbios, é importante que a família e a escola respeitem os problemas do aluno e tenham um bom diálogo para encontrar a melhor forma de dar apoio ao paciente. Para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, o ideal é buscar um psicopedagogo para encontrar a possível origem do problema e, com o acompanhamento adequado, ajudar a melhorar as dificuldades de aprendizagem.

Orientação e supervisão em Psicopedagogia

Se você busca orientação e supervisão em casos de dificuldade de aprendizagem, conheça as atividades da especialista Ursula Marianne Simons no portal Addwisers:

As consultorias são voltadas a pais ou profissionais de Psicopedagogia que precisem de orientação ou supervisão em casos de dificuldade de aprendizagem. Nas atividades, você também irá aprender sobre formas de avaliação e estratégias de atendimento para estes casos.
Faça já o seu cadastro e agende sua aula ao vivo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *