Aprenda os fundamentos da ecologia de paisagem no Addwisers

A ecologia de paisagem é o campo da ecologia voltado para a compreensão da estrutura e da dinâmica das paisagens em escalas de tempo e espaço. Essa área de estudos tem como foco as relações espaciais entre os ecossistemas e os principais elementos da paisagem, assim como os fluxos de energia, os nutrientes e as espécies em cada elemento da paisagem e a dinâmica dos mosaicos ao longo do tempo.

Dessa forma, ao combinar os estudos das áreas da Geografia e da Ecologia para entender melhor a relação entre o homem e o seu ambiente, é possível compreender os processos ecológicos ao longo do tempo.

Essa área também estuda os fatores determinantes da permanência das espécies nos locais, em especial os motivos que levam à ameaça dessas espécies. A ecologia de paisagem inclui não apenas os ecossistemas nativos, mas também os que foram criados pelo homem.

Por isso, os estudos nesse campo buscam uma forma de encontrar as informações necessárias para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da natureza, já que permite identificar quais são as ações prioritárias.

Em estudos ambientais, como o EIA/RIMA, por exemplo, que analisam o impacto ambiental de um projeto, a ecologia de paisagem se torna cada vez mais importante, pois ajuda a realizar um planejamento integrado para conciliar a conservação da biodiversidade com as atividades humanas.

Para a análise das informações necessárias, são utilizadas fotografias aéreas, imagens de satélite de alta resolução, GPS e geoprocessamento, entre outras tecnologias. Conhecer como funcionam as métricas de paisagem por meio de softwares específicos e imagens de satélite de alta resolução ajudam o profissional a entender melhor o ambiente e o ecossistema.

Essa área também leva em consideração as principais forças formadoras da paisagem, como fauna, flora, temperatura, processos erosivos e outros.

Como aplicar a ecologia de paisagem

Devido a problemas de manejo de terras e ao aumento da divulgação de assuntos ambientais, esta área tem crescido bastante nos últimos anos. Os recentes avanços tecnológicos em tratamento de dados e sensoriamento remoto também auxiliaram no desenvolvimento de novos conceitos sobre escala nesse campo.

As novas tecnologias específicas para esse setor também possibilitaram o desenvolvimento de diversas atividades, como planejamento de uso e ocupação das terras, delineamento de reservas naturais, monitoramento de queimadas em escala continental, manejo de florestas e estudos em ecossistemas aquáticos e rochosos.

A ecologia de paisagem pode ser aplicada para auxiliar o planejamento da ocupação de territórios, inclusive paisagens naturais e culturais, e no manejo de recursos para contribuir com a preservação da diversidade biológica.

No Addwisers, você pode aprender os fundamentos de ecologia de paisagem em duas aulas de até 45 minutos. Os temas abordados na primeira aula são:

  • Fundamentos de ecologia de paisagem
  • Definições de paisagem
  • O que é ecologia de paisagem
  • Escala
  • Alteração no uso do solo e alteração de paisagem

Já na segunda aula sobre os fundamentos da ecologia de paisagem os seguintes assuntos serão explorados:

  • Introdução à ecologia de paisagem
  • Formação da paisagem
  • Processos erosivos
  • Placas tectônicas
  • Clima
  • Solos
  • Interação biótica
  • Distúrbios
  • Atividades humanas

Seja um addwiser e participe das aulas sobre ecologia de paisagem com um especialista. Você poderá se aprimorar na área e tirar todas as suas dúvidas durante a atividade. Cadastre-se no Addwisers e pague somente após o início da atividade.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *