Análise de balanço: tudo o que você precisa saber

Se você tem seu próprio negócio, já deve ter percebido a importância da contabilidade para a administração de uma empresa. Esse setor ajuda a produzir informações úteis para embasar as decisões e contribui para o crescimento da organização. Dessa forma, a análise de balanço utiliza índices financeiros para realizar o cálculo patrimonial e medir o desempenho da gestão empresarial.

Assim, a análise de balanço deve ser realizada de maneira minuciosa para avaliar a situação econômica e financeira da empresa a partir do registro e da mensuração de eventos econômicos que alterem o patrimônio total. Para isso, o cálculo é feito a partir de uma série de índices e indicadores que ajudam a definir o futuro da empresa.

Conheça os principais índices financeiros usados para a análise de balanço:

Índices de liquidez

A liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro, ou seja, é a facilidade ou velocidade com que um ativo pode ser convertido em capital. Dessa forma, os índices de liquidez são usados para avaliar a capacidade de pagamento das empresas com relação às suas obrigações.

Relevantes para administradores, investidores, gestores, fornecedores, analistas de mercado e outros profissionais da área, os índices de liquidez servem para analisar a saúde financeira da empresa, avaliando a situação a curto e longo prazo.

Índices de endividamento

O endividamento está relacionado às decisões estratégicas e financeiras da empresa, ou seja, inclui os investimentos, financiamentos e distribuição de dividendos. A partir disso, os índices de endividamento apresentam as fontes de captação de fundos para demonstrar o grau de dívidas da empresa e a posição do patrimônio líquido total.

Índices de rentabilidade

O lucro é o principal objetivo do empresário e também uma das principais maneiras de avaliar o sucesso de uma empresa. Assim, os índices de rentabilidade são usados para mensurar os resultados com relação a vendas, ativo total, patrimônio líquido e outros parâmetros.

A partir dos índices de rentabilidade, é possível analisar o retorno financeiro com relação aos investimentos e avaliar o sucesso econômico da empresa.

Índices de estrutura de capital

A estrutura de capital de uma empresa é a combinação de dívida de longo prazo, dívida de curto prazo e o patrimônio dos acionistas. Assim, os índices de estrutura de capital ajudam a medir qual a participação própria e de terceiros na estrutura patrimonial da empresa, o que inclui a dependência de recursos de bancos, fornecedores e outros. 

Índices de realização financeira

Os índices de realização financeira utilizam os prazos médios de compras, estoques e recebimentos para medir o ciclo de caixa da empresa. Com esses dados, é possível medir em quantos dias os recursos aplicados demoram para retornar ao caixa e calcular a necessidade de capitais para manter as atividades.

A utilização desses índices é importante para embasar a tomada de decisões dentro de uma empresa, mas a análise isolada dos números pode causar erros de interpretação. Por isso, é importante conhecer os detalhes da atividade da empresa e dos motivos que levaram aos números apresentados, além de consultar um profissional da área.

Como fazer a análise de balanço da sua empresa

Se você faz parte da administração ou da contabilidade de uma empresa e está em busca de subsídios para realizar o planejamento financeiro, agende a atividade Análise de balanço com o especialista Marcos Jose Ferreira Junior.

Durante a consultoria, serão abordados os principais índices para avaliar a situação econômico-financeira da sua empresa e ajudar a tomar decisões produtivas. A consultoria é realizada ao vivo e você poderá tirar todas as dúvidas sobre o seu caso específico. 
Agende já a sua atividade e aprenda a fazer a análise de balanço da sua empresa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *