10 dicas para fazer seu marketing pessoal

O marketing pessoal é uma forma de criar sua própria marca e utilizar as habilidades e qualificações para impulsionar sua carreira. Dessa forma, pode ser aplicado para conquistar um novo emprego, buscar uma remuneração melhor ou impulsionar um novo empreendimento.

Por isso, o marketing pessoal não se limita apenas à preocupação com aparência, mas também inclui a postura profissional, comportamentos, preparação e a rede de networking do profissional.

Nós já falamos sobre o que é marketing pessoal e agora reunimos 10 dicas para ajudar você a construir sua marca e conquistar novos clientes.

1. Tenha um objetivo

Antes de começar a investir na sua marca pessoal, é preciso traçar uma meta e definir as ações a serem realizadas para alcançá-la. Com um objetivo escolhido fica mais fácil criar planos de curto, médio e longo prazos, além de ajudar na busca por experiências e qualificações específicas.

2. Conheça os seus pontos fortes e fracos

O autoconhecimento é essencial para um marketing pessoal eficiente, pois você poderá trabalhar para divulgar suas habilidades e melhorar seus pontos fracos. Para isso, leve em consideração não apenas as aptidões técnicas, mas também sociais e comportamentais. A partir disso, procure refletir sobre como lidar com as dificuldades e desenvolver ainda mais seus pontos fortes.

3. Invista em qualificação

Seja qual for a sua área, é importante se aprimorar constantemente e buscar experiências e qualificações que irão ajudar no crescimento da sua carreira. Para isso, você pode investir no aprendizado de um novo idioma, em cursos específicos da área ou mesmo em aulas online e mentorias com profissionais mais experientes.

4. Cuide da sua imagem

Investir no cuidado da sua imagem vai muito além da aparência e inclui também sua postura nas redes sociais. Por isso, lembre-se que as postagens estão diretamente relacionadas ao seu nome e ajudam a construir a imagem que potenciais clientes terão de você e da sua empresa. 

5. Melhore suas habilidades de comunicação

É importante ter muito cuidado na hora de se expressar, por isso procure ser claro e ficar atento ao significado de termos específicos da sua área para não cometer nenhum erro com um potencial cliente ou investidor. Da mesma forma, seja um bom ouvinte e procure aprender com todos ao seu redor, desde o estagiário até profissionais de outras áreas.

6. Saiba trabalhar em equipe

A habilidade de trabalhar em equipe é essencial tanto para trabalhar em empresas quanto para abrir seu próprio negócio. Por isso, mostre sua competência como líder e gestor ao lidar com potenciais clientes e parceiros.

7. Invista em networking para aprimorar seu marketing pessoal

Grande parte do desenvolvimento de uma carreira se deve ao relacionamento com outras pessoas. Por isso, participe de cursos, palestras e workshops do segmento em que você atua ou gostaria de atuar. No entanto, lembre-se que networking é uma via de mão dupla, ou seja, procure ajudar as pessoas sempre que puder. 

8. Seja pontual e responsável com seus compromissos

Saber gerenciar seu tempo ajuda a passar uma imagem de compromisso e interesse. Por isso, tome cuidado para não chegar atrasado e nem faltar a reuniões e outros compromissos profissionais. Esses detalhes ajudam a construir uma imagem profissional e transmitir credibilidade para potenciais clientes ou investidores.

9. Fique atento à sua postura profissional

Manter contato visual, ficar atento à linguagem corporal e outros detalhes ajudam a passar sinceridade e transparência no relacionamento com outras pessoas. Assim, procure desenvolver uma comunicação não-verbal condizente com os seus princípios e objetivos.

10. Demonstre comprometimento

Mostre que você acredita na sua empresa e está comprometido com o seu crescimento. Com isso, potenciais clientes e investidores terão maior confiança no seu trabalho e na sua capacidade de superar obstáculos.

O marketing pessoal ajuda tanto na construção quanto na divulgação da sua marca. O Addwisers é um portal em que você pode ensinar ou aprender sobre qualquer assunto com aulas e consultorias ao vivo. Faça o seu cadastro e torne-se um addwiser!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *